terça-feira, 11 de junho de 2013

Síntese do Texto Atividades Profissionais do Psicólogo e Redefinições Estratégicas nas Organizações

No mundo atual as organizações, geralmente, pressupõem a questão das constantes mudanças. Nesse contexto de mudanças os profissionais e a própria organização precisam apresentar características compatíveis com esse modelo de gestão. Assim, a manutenção de uma organização exige como fator principal a integração entre aspectos internos e externos no que se refere às atividades desenvolvidas.

A observação do trabalho que é feita hoje, possibilita defini-lo como um sistema de poder e aprendizagem. Aqui, surge o questionamento acerca do papel desempenhado pelo psicólogo no espaço organizacional que sempre passa por transformações e, consequentemente quais são as estratégias utilizadas por esse profissional para exercer uma boa atuação.

Ao falar nos processos ocorridos nas organizações, é possível perceber que muitas redefinições se tornam necessárias ao longo do tempo. Então, conceitos fundamentais passam a ser reformulados e as funções e planejamentos adquirem também novas formas de serem concebidos e executados pelos participantes da organização. Mas, vale ressaltar que alguns aspectos considerados inerentes ao mundo do trabalho não são alcançados com facilidade, como por exemplo, a sintonia e a manutenção dos planos de mudança.

A partir das novas configurações nos ambientes organizacionais, as relações existentes se tornam mais horizontais. Os níveis tradicionais da atividade humana nos quais visualiza-se uma distância entre o planejamentos e a realização da ação  são substituídos ao passar por um redirecionamento.A abordagem sobre a utilização de estratégia conduz à necessidade de conceituá-la.Com isso,alguns autores a definem como ações planejadas ,visando a obtenção de aspectos positivos para a organização como um todo.Existe ainda a concepção da estratégia como um mecanismo especifico de competição.

Nessa discussão, é importante salientar que o novo modelo atribuído à estrutura, desenvolvimento e manutenção das tarefas organizacionais, em certo nível, oferece meios de garantir não apenas o lucro, mas também a felicidade daqueles que trabalham. Possivelmente, é neste cenário que o psicólogo tem direitos e deveres de participação.

A organização como um sistema de poder e aprendizagem implica um processo contínuo de interações em que as características exigidas mais recentemente se influenciam entre si. A aprendizagem, enquanto fator presente na organização permite que as mudanças sejam alcançadas de modo mais eficiente. Os conhecimentos na organização podem ser adquiridos através de participação democrática e da co-determinação. Também sugere-se a associação da estrutura,tecnologia,padrões culturais e estratégias vivenciados na organização.

Diante dessas informações, destaca-se, então, que o papel do psicólogo em relação aos ambientes organizacionais não apenas se restringe à técnica, se estendendo também aos níveis e estados de qualidade de vida e saúde mental.

Pode-se dizer que o trabalho do psicólogo organizacional consiste em auxiliar as elaborações demandadas, visando um bom diálogo entre indivíduo e trabalho. Essa intervenção psicológica tem como ponto de partida a compreensão da identidade humana, processos grupais e mecanismos de aprendizagem nas dimensões individual e coletiva.

Dessa forma, conclui-se que o novo estilo de gestão com relação aos contextos organizacionais vem exercendo influências sobre o papel do profissional de Psicologia nessas circunstancias de atuação.

Referência
 ZANELLI, José Carlos.  Atividades Profissionais do Psicólogo e Redefinições Estratégicas nas Organizações (cap.3). In____O psicólogo nas organizações de trabalho,p.141-160..Artmed Editora,2002.

Tamira Mercês



Nenhum comentário:

Postar um comentário