Diferentemente
da Teoria Clássica da Administração que é uma forma de enxergar o trabalho e os
aspectos que a ele estão ligados como processos mecânicos baseados em atos
muito bem definidos, a Teoria das Relações Humanas, busca compreender a relação
existente entre as atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho e as
características próprias do trabalhador enquanto ser complexo, dando a este a
oportunidade de exercer um papel cada vez mais ativo nas variadas discussões
que podem surgir no cotidiano das relações de trabalho.
Com
o surgimento da Teoria das Relações Humanas o trabalhador, então, passa a ter a
oportunidade de participar das tomadas de decisões, assim como poderá ter maior
acesso a determinadas informações acerca da condução de atividades. Ou seja, a
atenção e outros processos básicos que um ser humano possui não estarão
voltados para a manutenção da idéia mecanicista.
A
denominada Experiência de Hawthorne que permitiu que os modelos administrativos
tivessem um novo olhar sobre os funcionários foi realizada pelo médico e
sociólogo George Elton Mayo. A experiência elaborada por Mayo apresentava-se
como muito importante diante do quadro no qual se considerava que os
trabalhadores sofriam com a exploração.
Na
linha de produção da fábrica da Western Eletric Company,Mayo dedicou-se a realizar testes para conhecer e
analisar os efeitos das condições físicas sobre a produtividade.Entretanto,após
a fase inicial da experiência,tornou-se necessário afastar o interesse pelas
condições físicas dos trabalhadores em relação à sua eficiência produtiva e voltar
o olhar para as relações humanas no trabalho. Assim a Experiência de Hawthorne
baseou-se em três categorias de possíveis influências em relação ao fator da
produtividade, sendo a primeira a luminosidade, seguida de trabalho em grupo e
sua importância e, por fim, aspectos ligados à qualidade do ambiente.
Quanto
aos resultados, Elton Mayo percebeu que a luminosidade era capaz de produzir
modificações, mas não afetava diretamente à produtividade. De outro modo, as
outras duas categorias mostraram que a socialização no espaço de trabalho
promove uma organização não formal entre os próprios trabalhadores, sendo
caracterizada por lealdade, liderança de alguns e regras especificas que
auxiliam numa melhor convivência do grupo formado. A Teoria das Relações
Humanas também sugere a existência de recompensas e sanções sociais entre os
trabalhadores e traz a ênfase dos aspectos emocionais para o trabalho.
Logo,
é possível dizer que o nível de produção resulta, em grande parte, da
possibilidade dos trabalhadores estabelecerem interações entre si. Isso se deve
ao fato de que o homem é um ser social e, por isso, o grupo é um grande
incentivador do comportamento individual. Assim, a administração passou a
envolver variáveis sociais em suas abordagens. Portanto, evidencia-se o
surgimento da abordagem humanística da administração.
No
entanto essa teoria do campo administrativo recebeu uma série de criticas que
afirmavam que as idéias e argumentos propostos eram muito frágeis para
continuar a orientar os modos de produção.
Referências
A
Teoria das Relações Humanas. In: Portal do Marketing. Disponível em http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Administracao/Teoria_das_Relacoes_Humanas.htm.Acesso
em 06/04/2013.
CHIAVENATO,
Idalberto. Teoria das Relações Humanas (cap.5). In____Introdução à Teoria Geral da Administração,p.131-154.São
Paulo:Makron Books ,1997.
ELAINA,
Jeniffer. Elton Mayo e a Teoria das Relações Humanas. In: Portal Gestão. Disponível em http://www.portal-gestao.com/gestao/item/6922-elton-mayo-e-a-teoria-das-rela%C3%A7%C3%B5es-humanas.html.Acesso
em 05/04/2013.
Tamira.
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