segunda-feira, 8 de abril de 2013

A Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas consiste num conjunto de teorias administrativas, que teve o seu início marcado pela realização da Experiência de Hawthorne em uma fábrica localizada em Chicago, EUA. A partir dessa nova visão administrativa sugere-se que ocorra a substituição da Teoria Clássica da Administração e que, consequentemente, o trabalhador possa ser visto como homos social.
Diferentemente da Teoria Clássica da Administração que é uma forma de enxergar o trabalho e os aspectos que a ele estão ligados como processos mecânicos baseados em atos muito bem definidos, a Teoria das Relações Humanas, busca compreender a relação existente entre as atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho e as características próprias do trabalhador enquanto ser complexo, dando a este a oportunidade de exercer um papel cada vez mais ativo nas variadas discussões que podem surgir no cotidiano das relações de trabalho.
Com o surgimento da Teoria das Relações Humanas o trabalhador, então, passa a ter a oportunidade de participar das tomadas de decisões, assim como poderá ter maior acesso a determinadas informações acerca da condução de atividades. Ou seja, a atenção e outros processos básicos que um ser humano possui não estarão voltados para a manutenção da idéia mecanicista.
A denominada Experiência de Hawthorne que permitiu que os modelos administrativos tivessem um novo olhar sobre os funcionários foi realizada pelo médico e sociólogo George Elton Mayo. A experiência elaborada por Mayo apresentava-se como muito importante diante do quadro no qual se considerava que os trabalhadores sofriam com a exploração.
Na linha de produção da fábrica da Western Eletric Company,Mayo  dedicou-se a realizar testes para conhecer e analisar os efeitos das condições físicas sobre a produtividade.Entretanto,após a fase inicial da experiência,tornou-se necessário afastar o interesse pelas condições físicas dos trabalhadores em relação à sua eficiência produtiva e voltar o olhar para as relações humanas no trabalho. Assim a Experiência de Hawthorne baseou-se em três categorias de possíveis influências em relação ao fator da produtividade, sendo a primeira a luminosidade, seguida de trabalho em grupo e sua importância e, por fim, aspectos ligados à qualidade do ambiente.
Quanto aos resultados, Elton Mayo percebeu que a luminosidade era capaz de produzir modificações, mas não afetava diretamente à produtividade. De outro modo, as outras duas categorias mostraram que a socialização no espaço de trabalho promove uma organização não formal entre os próprios trabalhadores, sendo caracterizada por lealdade, liderança de alguns e regras especificas que auxiliam numa melhor convivência do grupo formado. A Teoria das Relações Humanas também sugere a existência de recompensas e sanções sociais entre os trabalhadores e traz a ênfase dos aspectos emocionais para o trabalho.
Logo, é possível dizer que o nível de produção resulta, em grande parte, da possibilidade dos trabalhadores estabelecerem interações entre si. Isso se deve ao fato de que o homem é um ser social e, por isso, o grupo é um grande incentivador do comportamento individual. Assim, a administração passou a envolver variáveis sociais em suas abordagens. Portanto, evidencia-se o surgimento da abordagem humanística da administração.
No entanto essa teoria do campo administrativo recebeu uma série de criticas que afirmavam que as idéias e argumentos propostos eram muito frágeis para continuar a orientar os modos de produção.

Referências
A Teoria das Relações Humanas. In: Portal do Marketing. Disponível em http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Administracao/Teoria_das_Relacoes_Humanas.htm.Acesso em 06/04/2013.
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria das Relações Humanas (cap.5). In____Introdução à Teoria Geral da Administração,p.131-154.São Paulo:Makron Books ,1997.
ELAINA, Jeniffer. Elton Mayo e a Teoria das Relações Humanas. In: Portal Gestão. Disponível em http://www.portal-gestao.com/gestao/item/6922-elton-mayo-e-a-teoria-das-rela%C3%A7%C3%B5es-humanas.html.Acesso em 05/04/2013.

Tamira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário