segunda-feira, 8 de abril de 2013

Síntese Mundo S/A - A Liderança

A série especial Mundo S/A da GloboNews,em suas primeiras edições,trata das principais qualidades que os líderes devem apresentar atualmente e também aborda a questão sobre as atitudes mais adequadas para o desenvolvimento de gestões cada vez mais eficazes.
O consultor Cezar Souza e o economista e professor Eduardo Giannetti chamam atenção para a presença de bons líderes nas organizações. Mas, o cenário da liderança nos dias atuais requer novas características daqueles que se propõem a coordenar as atividades de trabalho.
Segundo uma pesquisa apresentada pela própria série Mundo S/A, muitas empresas consideram que estão enfrentando uma escassez de líderes. Para tentar reverter essa condição, tanto Cezar Souza quanto Giannetti, sugerem que a idéia anterior de liderança como sinônimo de comando deve ser eliminada. Os líderes mais apropriados para as novas e mais diversificadas demandas do mundo do trabalho são aqueles que, de maneira geral, estão mais próximos dos funcionários e ainda possuem a preocupação de formar outros líderes. Sem dúvidas, os grandes movimentos mundiais estão exigindo outras bases estruturais e evidenciando o lado humano daqueles que trabalham.
A nova maneira de liderar tem como resultado uma melhor produção, pois as necessidades, desejos e sentimentos dos funcionários passam a conviver de forma harmoniosa com as regras e desempenho de funções existentes no meio em que se trabalha. Com isso, diz-se que a valorização humana gera efeitos positivos tanto para as organizações quanto para os funcionários.
Para que um ser humano possa desenvolver uma atividade torna-se necessário obter satisfação a partir desta. Nesse processo são importantes o incentivo, reconhecimento, motivação e aderência e confiabilidade em relação aos valores do local de trabalho.
Ao assistir Mundo S/A é possível perceber que algumas empresas já têm líderes com o perfil que está sendo proposto para o trabalho do século XXI. Essas empresas permitem constatar a importância da substituição do líder chefe pelo líder que é mais aberto a maiores interações.
Em razão das grandes transformações ocorridas, sobretudo as tecnológicas, espera-se que os líderes da atualidade tenham os seguintes princípios ou objetivos a serem alcançados: ética, respeito, sustentabilidade e capacidade de transmitir as suas crenças. Quando boas lideranças se constituem numa empresa, influenciando positivamente as dinâmicas do trabalho,  o modelo de gestão melhora gradativamente.
Dessa maneira, a boa gestão é aquela que visa atingir as metas pré-determinadas pela organização combinadas ao bem-estar dos funcionários, garantindo também a oferta de serviços de qualidade aos clientes.

Referência:
GloboNews – Mundo S/A Episódio 1 e Episódio 2 In. YouTube, disponíveis em http://www.youtube.com/watch?v=jKdFxQPahw8 e http://www.youtube.com/watch?v=9JtA8ncpSac, acessados em 2013.

Tamira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário