A nova constituição das
gestões é caracterizada pelo crescente mercado competitivo, tecnologia mais
acessível e especializada, responsabilidade ambiental – com o ideal de
padronização abalado, por sua própria falta de mobilidade para as novas
exigências – e consequente, liderança é
questionada.
Segundo Cezar Souza, consultor,
conselheiro, autor de livros e palestrante, o líder competente é aquele que possui
e promulga a ética, respeito, sustentabilidade e capacidade de transmitir suas
crenças, influenciando pessoas em torno de um objetivo comum, que consegue ver
conexões que as pessoas comuns não vêem, mas que não é uma predestinação, é
aprendizado. Eduardo Giannetti, economista, professor e autor de livros, diz
que cada organização tem uma melhor maneira de proceder, de acordo com suas
próprias experiências, não há uma fórmula fixa para o sucesso empresarial.
Ao cair por terra a
ilusão do líder distante, chamado 1.0 por Cezar Souza – que por muito tempo
funcionou, em virtude da menor competitividade –, o líder 2.0, busca soluções
mesmo distantes, escuta os funcionários, sem perseguir o consenso, assim como
disse Eduardo Giannetti, mas escuta. A inteligência da mulher mostra-se como
força indispensável no cenário das organizações, por abarcar espírito
conciliador, capacidade comunicativa e jogo de cintura, como é o caso de Isela
Constantini, diretora-geral de pós-vendas da General Motors.
Os exemplos mostrados
no programa trazem as características de maleabilidade em relação a horários,
ainda assim com metas bem definidas, de ousadia, de convite aos funcionários
para participarem de projetos, de motivação, da importância da sustentabilidade
nas práticas organizacionais, da definição dos valores da empresa, e
contratação de acordo com os valores do funcionário em relação aos da empresa,
admitindo que os funcionários querem conhecer as causas de estarem ali – que o
novo líder busca cultivar.
Embora não tenha-se
deixado de considerar características funcionais das teorias mecanicistas, a
influência da Teoria das Relações Humanas nessa nova gestão e nesse novo líder
se manifesta no aparecimento de valores humanos considerados previamente na
relação entre empresa e funcionário.
Abordagem
Humanística da Administração In. Tribos Jovens,
disponível em http://www.tribosjovens.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=402,
acessado em 2013.
GloboNews – Mundo S/A Episódio 1 e Episódio 2 In.
YouTube, disponíveis em http://www.youtube.com/watch?v=jKdFxQPahw8
e http://www.youtube.com/watch?v=9JtA8ncpSac,
acessados em 2013.
MORGAN, Gareth. A
Mecanização assume o Comando. In______ Imagens
da Organização. São Paulo: Atlas, 1996.
p. 21-41.
Ana Maria
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