terça-feira, 16 de abril de 2013

Síntese sobre a Teoria Comportamental da Administração


A Teoria Comportamental surgiu nos Estados Unidos, em 1947 – ditando a importância da compreensão dos mecanismos de motivação, e concebendo a organização como sistema complexo de decisões por parte não só do administrador como das outras pessoas envolvidas –, após o lançamento da obra “Comportamento Administrativo” de Herbert Alexander Simon. Dentre os autores que se destacam na teoria, Maslow com a Teoria da Hierarquia das Necessidades, Herzberg com a Teoria dos Dois Fatores e McGregor com a Teoria X e a Teoria Y.

A Hierarquia das Necessidades consiste na disposição, em hierarquia por ordem de influência, das necessidades humanas, para a aplicação de motivação. Necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização são as necessidades propostas na teoria da motivação de Maslow, sendo a base da pirâmide as necessidades fisiológicas, e no topo, as necessidades de autorrealização.

A Teoria dos Dois Fatores apresenta a explicação para o comportamento das pessoas através de dois fatores em que se baseiam os comportamentos, que são os fatores higiênicos e os fatores motivacionais. Os fatores higiênicos são os extrínsecos, como exemplo, o salário, e os fatores motivacionais são os intrínsecos, ligados aos sentimentos de autorrealização. Os fatores higiênicos evitam a insatisfação, proporcionando satisfação inicial, mas não a sustentam sem os fatores motivacionais. Numa analogia à Hierarquia das Necessidade, as necessidades fisiológicas, de segurança e sociais são os fatores higiênicos que proporcionam uma primeira satisfação, e as necessidades de estima e de autorrealização, são os fatores motivacionais para uma satisfação mais profunda.

A Teoria X e a Teoria Y são opostas em seus princípios. A Teoria X representa os conceitos tradicionais da administração, em que as pessoas têm tendências de natureza preguiçosa, resistente à mudanças e ao autocontrole. Enquanto a Teoria Y, representa a concepção de Teoria Comportamental de que as pessoas não são resistentes às mudanças, não têm preguiça de trabalhar e possuem alta capacidade de criatividade.

E Teoria Comportamental prossegue no foco humano, iniciado pela Teoria das Relações Humanas, mas sem o romantismo tanto criticado.

 

 Referências:

A Teoria Comportamental In. Portal do Marketing, disponível em http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Administracao/Teoria_Comportamental.htm, acessado em 2013.

A Teoria Comportamental da Administração In. Cibele de Oliveira Rodrigues, disponível em http://cibelenet.blogspot.com.br/2008/06/teoria-comportamental-da-administrao.html, acessado em 2013.

Teoria Comportamental da Administração In. Sobre Administração, disponível em http://www.sobreadministracao.com/teoria-comportamental-da-administracao/, acessado em 2013.
 
Ana Maria

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