segunda-feira, 8 de abril de 2013

Síntese do filme "A Grande Virada"

Diante de um ambiente tenso de demissão é que começa o filme dirigido por John Wells. No início do regime de redução de pessoal na empresa GTX, Bobby Walker(Bem Affleck) acredita conseguir outro emprego para o mesmo cargo antes mesmo do tempo dado para o desligamento completo da empresa, mas depara-se com um contingente grande de pessoas com currículo parecido com o seu em busca do mesmo cargo, e além disso, o salário oferecido era abaixo do que recebia antes.

A vida de Bobby muda de estrutura radicalmente, principalmente em relação ao que era definitivo para ele, como a relação superficial com seu cunhado Jack Dolan(Kevin Costner), a relutância em que sua esposa Maggie Walker(Rosemarie DeWitt) trabalhasse e também a manutenção do Porsche e do clube de golf, além do status que o antigo emprego lhe parecia sustentar perante a família de Maggie.

A aparência de ser humano inabalável que Bobby pretendia sustentar foi desfeita por sua filha Carson(Angela Rezza) durante o almoço do dia de Ação de Graças, na casa de Jack, ocasionando na proposta de Jack para que seja seu ajudante nas obras. Proposta essa a princípio recusada, para além de sua má relação com Jack, também em virtude de ver inadequação própria com trabalhos operacionais. Ver que a procura àvida pelo trabalho ideal para ele, sem medidas concretas e imediatas, após seu filho Drew(Anthony O’Leary) devolver o Xbox para a loja, fez Bobby aceitar a proposta.

As novas exigências econômicas da família – o que era improvável até poucos anos em algumas sociedades, e mesmo em algumas sociedades atuais à luz do modo de vida caçador-coletor, em que as mulhers colhiam próximo às habitações e os homens percorriam maiores distâncias para caçar –, permitiram que Maggie voltasse a trabalhar, mesmo contra a vontade de Bobby. Enquanto isso, Bobby se adapta a não almoçar em restaurantes por meio da surpresa de que  na obra não vão para um gourmet, e sim, almoçam ali mesmo, a comida feita em casa – o que inclusive Maggie já havia lhe alertado como nova realidade.

Em outra remessa de demissões, chegou a vez de Phill Woodward(Chris Cooper), com a perspectiva baixa para encontrar emprego por conta da visão  mecanicista muito comum em empresas de escritório de que uma pessoa de idade acima de 60 anos demoraria muito mais para aceitar, já dentro da empresa, ser posto no “molde” novamente. No caso de Phill, como de muitos outros fora da ficção, não era buscar mais qualificação, mais experiência, e sim, pintar os cabelos para se mostrar apto para treinamento em outro sistema de produção.

Os anos de empresa – até mesmo o fato de ter sido um dos fundadores, assim como Phill – foram capazes de colocar mais peso do lado da não-demissão na balança, é a vez de Gene McClary(Tommy Lee Jones) ser demitido. Gene recebe a carta de Sally Wilcox(Maria Bello) que é a encarregada, dentre uma comissão, de dar a notícia de demissão, e também sua amante, o que abala uma relação de confiança, já ameaçada pelas demissões correntes naquele período, sobretudo, as de Bobby e Phill.

O clima do final do filme é de tranquilidade, por terem passado momentos difíceis e estarem em um novo projeto, em que Gene, sem nenhuma dificuldade financeira, e já com um casamento em ruínas, dá prosseguimento ao relacionamento com Sally e cria uma nova empresa, que recruta muitos dos ex funcionários da GTX, exceto Phill, que suicidou-se.


Referências:

LEAKEY, Richard Erskine. A vida como caçador-coletor. A Evolução da Humanidade. Melhoramentos; Círculo do Livro S.A: São Paulo; Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1981. P. 97-230.

WELLS, John. A Grande Virada. Título original: The Company Men. Produção e direção de John Wells. Reino Unido/ EUA, Califórnia Filmes, 2010. Disponível em http://thepiratebay.se/torrent/6319627/The_Company_Men_2011_DVDRip_XViD_AC3-T0XiCiNK . 104 min. colorido. sonoro. legendado, acessado em 2013.


Ana Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário