segunda-feira, 15 de abril de 2013

Síntese Sobre a Teoria Comportamental da Administração


Teoria Comportamental da Administração

A Teoria Comportamental da Administração apresenta-se como um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, contrapondo-se ao caráter normativo e prescritivo das abordagens administrativas anteriores e passando a evidenciar a descrição e explicação acerca das organizações. O início dessa nova teoria administrativa teve como marco o surgimento do livro intitulado O comportamento administrativo, de Herbert Simon, no ano de 1947.

Embora a abordagem humanística tenha antecedido a Teoria Comportamental ou Teoria Behaviorista da Administração, sendo criticada também, alguns dos seus conceitos e princípios foram utilizados na elaboração da nova teoria. É importante ressaltar que Teoria Behaviorista da Administração e Behaviorismo em Psicologia possuem distinções. O enfoque de ambas é o comportamento humano, contudo a maneira de lidar com esse fenômeno se diferencia.

Dentre as idéias propostas pela Teoria Comportamental destacam-se os novos pensamentos sobre a motivação do homem. Os argumentos sobre a motivação no trabalho se baseiam nas teorias de Abraham Maslow e Herzberg. A partir deles, sugere-se que o ser humano não apenas tem inclinação a desempenhar sua função com a garantia do recebimento do salário. Existem outros aspectos que auxiliam um trabalhador a dedicar-se de forma satisfatória e simultaneamente sentir-se satisfeito com o seu trabalho.

Percebe-se, então, que ao assumir a posição de trabalhador, o homem é um ser multideterminado. Nesse sentido, o comportamento do ser que trabalha é influenciado por uma série de necessidades que podem ser reunidas em categorias. Algumas necessidades estão inseridas no nível fisiológico ou dependem, sobretudo, do meio externo. De outro lado, existem necessidades que estão ligadas ao modo como o trabalhador percebe e dá significado às atividades e relações no ambiente em que trabalha.

Através dessas novas concepções sobre a motivação humana, a Teoria Comportamental busca mostrar que existem maneiras diversas de administrar. A administração é exercida se baseando na forma como o comportamento das pessoas é visto. Assim, Douglas McGregor traz as teorias X e Y.A teoria X caracteriza as teorias administrativas tradicionais que vêem a necessidade dos trabalhadores serem intensamente conduzidos por normas e regras pré-determinadas. A teoria Y, por sua vez, abrange as organizações que observam no individuo a sua predisposição em desenvolver atividades em espaços formais, assim como é capaz de realizar atividades de lazer. Aqui, o trabalhador orienta, em vários níveis, as suas atitudes no local de trabalho. É possível perceber que a teoria X representa as organizações mecanicistas enquanto a teoria Y concebe o homem de forma inovadora, afirmando que seu estilo de administrar é muito aberto, dinâmico e democrático diante da importante participação dos empregados.

De maneira semelhante à proposição de McGregor, Rensis Likert dá ênfase ao que ele denomina sistemas de administração. Para ele, as organizações se inserem em um desses níveis: autoritário-coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo. Em comparação, a teoria X corresponde ao sistema 1 e a teoria Y ao sistema 4.No primeiro sistema o poder de decisão é totalmente centralizado. Por outro lado, o sistema participativo como o próprio nome sugere permite que a decisão seja tomada com base na opinião dos níveis organizacionais de maneira geral.Entre esses sistemas discutidos existem dois intermediários.

É possível perceber que, inicialmente, a Teoria Behaviorista da Administração preocupa-se em entender o comportamento humano, não abandonando a ênfase nas pessoas que já era caracterizava a Teoria das Relações Humanas. Posteriormente, o principal objetivo é descrever e explicar o comportamento organizacional. A tarefa é demonstrar de que maneira os comportamentos humanos influenciam os processos de trabalho.

Considerando, então, a proposta da presente teoria, uma das explicações apresentadas refere-se à interação entre pessoas com a finalidade de alcançar um objetivo comum como um elemento essencial da organização. As pessoas cooperam para superar suas limitações e ampliar suas capacidades. Essa teoria da cooperação foi inaugurada em período anterior à Teoria Comportamental por Chester Barnard.

Outro aspecto importante da teoria está vinculado à tomada de decisões. Afirma-se que a organização é um sistema de decisões no qual todo trabalhador é um tomador de decisões, agindo a partir de suas percepções, raciocínio e opiniões. Devido ao fato de existir uma imperfeição das decisões, o individuo é concebido como homem administrativo, pois procura a maneira mais satisfatória e não o melhor modo de praticar algo.

Por fim, é possível se deparar com as teorias de aceitação da autoridade e do equilíbrio organizacional. A primeira revela que a autoridade não está concentrada no poder de quem a possui, ou seja, torna-se necessária a aceitação por parte de quem recebe as ordens da autoridade. Nesse caso, é o comportamento do subordinado que define a validade da autoridade. O equilíbrio organizacional é citado para mostrar que há uma dinâmica comportamental dentro das organizações que implica no recebimento de incentivos por parte dos indivíduos enquanto estes oferecem contribuições à organização da qual participam.

Alguns autores defendem que o conteúdo e a abordagem da Teoria Behaviorista permitiram que uma nova configuração fosse adotada pela área administrativa. No entanto, críticas também foram feitas às proposições dessa teoria.

Referências:


CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Comportamental da Administração (cap.13). In____Introdução à Teoria Geral da Administração,p.529-590.São Paulo:Makron Books ,1997.

Teoria Comportamental da Administração. In:Sobre Administração.Disponível em http://www.sobreadministracao.com/teoria-comportamental-da-administracao/.Acesso em 13/04/2013.


Tamira.

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